Borá lá pessoal! Já que andamos sempre na brincadeira, agora é pra falar a sério!

quinta-feira, maio 11, 2006

Pirataria na web, o inimigo público nº1 dos autores

Interessei-me profundamente por um texto que saiu na Connect deste mês sobre pirataria e portanto escolhi este tema para o meu seminário de dia 3 de Junho . O conteúdo da reflexão é essencialmente sobre a partilha que desde sempre existiu no mundo e que a torna uma característica inata ao homem. Afinal de contas o que é pirataria? Trocar uma música com um amigo através de uma plataforma digital é crime? Para que existem então os mp3, os hardwares de gravação video e audio, cd's e dvd's virgem e acessos de banda larga cada vez maiores?
Ultimamente temos também sido bombardeados, tanto nos cinemas, como nas nossas caixas de correio electrónico com informações que nos têm aterrorizado a todos nós utilizadores da web. Conheço até quem tenha deixado de "sacar" músicas e videos da Internet com medo de ser apanhado e ser reprimido judicialmente. Será tudo isto verdade? Que caminho é este que está a ser seguido? O medo e a repressão são amigos da protecção?
Já que estamos nesta etapa de saber o que está a ser feito no campo do combate à pirataria na rede, convém ver que leis existem para a protecção, por exemplo, da indústria da música e do cinema neste campo. Que outras soluções estão a ser pensadas para resolver este problema, para além daquelas a que temos assistido nos últimos tempos.
É sobre tudo isto que me vou debruçar no meu trabalho para o seminário. Se alguém tiver mais alguma sugestão, faça o favor de dizer... todas as ideias são bem vindas! :)