Lisboa no centro da Europa
Nunca a Capital Portuguesa esteve tão na boca do mundo como agora devido ao plano Europeu para a Sociedade da Informação e do Conhecimento, ou como é mais conhecida, a Estratégia de Lisboa. Este plano pretende fomentar uma maior competitividade das empresas europeias face às das grandes economias mundiais, como os E.U.A., a China e Japão, sem nunca esquecer os valores sociais do velho continente, que se opõem profundamente aos dos outros países que falei anteriormente. O Sonho Europeu foca-se na comunidade em detrimento do individualismo, na qualidade de vida em oposição à riqueza acumulada, na diversidade em vez da assimilação constante, entre outros… o que mostra bem as diferenças que a Europa tem e que quer continuar a manter, tornando-se desta forma uma economia mais estável e forte no contexto mundial. A questão que agora se coloca é, será este modelo realmente bom na prática ou, como em quase tudo, é muito bonito escrito no papel, mas passado para o dia-a-dia não funciona? Na minha opinião pessoal, acho que realmente podemos chegar a este modelo, se deixarmos de lado algum do nosso conservadorismo doentio e dermos lugar à oportunidade e respeito pela cultura alheia. Os habitantes do velho continente ainda têm um espirito muito fechado quanto aos que buscam melhor vida na nossa terra, ou seja, os imigrantes. Este é um grave problema que afecta todo o mundo, mas em especial a Europa, porque nos outros países, como por exemplo os Estados Unidos, estes têm a oportunidade de subir, de mostrar o que valem, enquanto que nós continuamos a olhá-los de lado, com medo que nos venham roubar o lugar. Esta é uma atitude de velho, de pessoas de mentes fechadas e de incumbentes, que se escondem em si mesmos, gerando monopolismo e pouca competitividade – ESTE É O GRANDE PROBLEMA!!!Os vários objectivos traçados à alguns anos atrás pela presidência portuguesa da União Europeia não serão cumpridos em 2010, a meta estipulada, por isso, actualmente, a comunidade decidiu focar-se em apenas dois: fomentar o crescimento e o emprego, conceitos que Portugal, a título de exemplo, tem sofrido muito nos últimos anos. Esta estratégia pretende:
-Construír um Espaço Europeu de Informação, ou seja, um infra-estrutura capaz de agrupar a Europa;
-Inovar e investir em investigação, visto que outro dos problemas do nosso continente é a inovação;
-Motivar a inclusão, tornando-se numa sociedade mais justa e igualitária, sem exlusão social e em que todos, independentemente da raça ou sexo tenham a mesma oportunidade de subir na vida, que os “filhos do continente”.
A Europa tem tantas potencialidades… porque não aproveita-las? Vejamos o exemplo das Línguas, que muitos dizem ser um entrave: O velhinho continente tem três dos cinco idíomas mais falados do mundo, já pra não falar da representatividade que tem o Francês ou o Alemão actualmente. Esta diversidade é uma optima oportunidade para nos lançarmos em todos os mercados, já que somos uma comunidade de poliglotas (O MULTICULTURALISMO É POSÍTIVO!).
Concluindo, no Futuro o Homem não vai continuar a conseguir trabalhar sem ter férias e ter as suas crianças a estudar dez horas diárias sem estar com a família ou os amigos. Estes são dois exemplos de algumas práticas de países como os E.U.A. e o Japão, respectivamente. É por isto que o Sonho Europeu se bate, mais humanidade, maior proximidade entre as pessoas e um modelo social mais justo e solidário. E se dizem que é para este projecto que todos os outros vão convergir, porque não vão aguentar a pressão, porque não lutar por ele? Deixemos de ser casmurros!

1 Comments:
Bom post. Bem estruturado e de leitura muito interessante.
segunda mai. 08, 01:07:00 a.m.
Enviar um comentário
<< Home