As primeiras conferências
As duas primeiras aulas teóricas de Sociologia e Cultura dos Meios Digitais foram seminários com dois convidados especiais, que nos vieram falar sobre os novos valores imergentes da sociedade em rede e de e-learning, respectivamente. Estas foram bastante ricas no que diz respeito a adquirir conhecimentos nestes novos aspectos do mundo contemporâneo e em ambas encontrei pensamentos muito interessantes, alguns deles que nunca me tinha questionado, mas que depois de reflectirmos sobre eles em aula, fazem bastante sentido numa sociedade cada vez mais moderna e entregue à Internet. Ora vejamos alguns deles:
-Vivemos na era da velocidade, ora não fossem, a título de exemplo, os computadores e os carros constantemente mais rápidos. Tudo é medido em função da velocidade de processamento, principalmente a qualidade. O tempo tornou-se então um factor escasso e crítico que gera impaciência quando não existe ritmo nas operações realizadas;
-Somos a "Geração Clip", expressão que achei engraçada, pois tal como os videoclips de músicas, a nossa vida move-se com a mesma velocidade que os planos se alteram. Exprimentem verificar quantos planos tem um clip... em poucos minutos, dezenas, digo eu;
-Estamos cada vez mais dentro da Era do Descartável, que é o grande sucesso da economia de mercado. Quanto tempo dura um electrodoméstico? De quanto em quanto tempo as pessoas trocam de telemóvel ou de carro? Tudo isto se faz a um ritmo frenético. Além disso o que é novo apaixona-nos, gera-nos interesse. Estamos constantemente à sua procura, bem como do que é estranho;
-As pessoas já só pensam em se divertir. Já não existe tolerância... há cada vez mais uma carência de prazer. O indivíduo cada vez mais diz, "sacrifício? sofrimento? NÃO, obrigado!!!";
-Outra expressão que achei curiosa é o facto de nos chamarem a "Geração Bife do Lombo". De facto é verdade, cada um de nós só quer e pede o melhor. Se vamos comprar um produto, escolhemos sempre aquele que se destaca pela sua qualidade;
-Vivemos na Era do Feminino e de facto é verdade, basta olhar para as publicidades que se fazem e os produtos que se elaboram todos os dias. Todos eles têm mais curvas, cores chamativas, são mais sensiveis, entre outras qualidades das mulheres.
Estes foram alguns aspectos que achei de grande interesse e nos quais depois de os ouvir e pensar sobre eles disse, "tudo isto de facto está a acontecer hoje em dia".
Passemos agora a uma pequena reflexão sobre a segunda conferência, a do e-learning. Quando entrei no auditório pensei já saber o que de facto era o tema em questão, mas estava enganado... é muito mais que isso. Não é só chegar à Internet, pôr meia-dúzia de pdf's e já está. Há que estudar toda uma panóplia de métodos e de conteúdo para que o conhecimento chegue ao utilizador de uma forma eficaz. O e-learning, na minha opnião, é o futuro. Se for pensado da forma que nos foi apresentado em seminário será cada vez mais uma aposta das grandes empresas e universidades quando se fala em formar especialistas. Algumas vantagens são, a título de exemplo, os baixos custos deste tipo de aprendizagem e o facto de os formandos poderem fazer os "cursos" quando quiserem... onde quiserem. O único se não, no meu ponto de visto, é o facto de se excluir, em muitos casos, o regime presencial por completo, que acho imprescindível para uma melhor aprendizagem e acompanhamento dos alunos. Estamos então na presença de um tipo de ensino auto-regulador, em que está cada um por si... o indívíduo controla a velocidade de aprendizagem, entre outras coisas (as pessoas têm de querer aprender).
Em conclusão, como podemos observar pelo conhecimento trocado nos seminários, estamos cada vez mais envolvidos por uma Sociedade em Rede e em constante mudança, em que os valores de antigamente já não servem para o presente nem para o futuro.

0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home